Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

terça-feira, 20 de setembro de 2011

O COMPRA COMPRA DOS BANCOS

Boa Noite, prezados leitores!!!


Nossa faz tempo que não passo por aqui, só que o trabalho vem me consumindo muito e acabo deixando a desejar para os leitores do Blog. Perdoem-me!


Mas vamos a um assunto delicado e que muito tem me intrigado nos últimos dias. As recentes aquisições de alguns Bancos!!!

Somente neste ano, acompanhei pela mídia diversas aquisições dos bancos que operavam com CONSIGNADO, como seu principal ou até mesmo exclusivo produto. Hoje temos diversos bancos expandindo seus negócios, como aquisições de lojas próprias, lojas estas que não tem a função de uma agência bancária mas sim a venda de seus produtos de crédito.


Os corretores tem diversas opções de bancos para oferecerem a seus clientes, tem também diversas opções de correspondentes para auxiliá-los nas contratações das operações, administração das propostas entre outras funções. 


Porém com todos esses acontecimentos inéditos, me preocupo com o futuro do mercado crédito consignado para os corretores e correspondentes. Se os bancos sempre incentivaram os correspondentes a captarem corretores e clientes, porque agora os bancos estão investindo em produção própria? 


Obviamente só existe um motivo: Maior Rentabilidade da Carteira. 


Mas e todos aqueles corretores e correspondentes que dependem do crédito consignado para viver? Existem corretores que possuem mais de 20 funcionários trabalhando diretamente, impulsionando assim a economia do país. 


O fato caros leitores, é que os bancos estão percebendo que pagar para os corretores fazerem um trabalho que eles "julgam" que podem fazer, está sendo um dinheiro jogado fora. Mas vou ser bem sincero, e tenho certeza que todos irão concordar comigo. ELES ESTÃO MUITO ENGANADOS!!!


Hoje os corretores que sobrevivem neste mercado, é exclusivamente pelo bom atendimento e carisma que possui com seus clientes. Clientes estes que confiam em seu agente de crédito, e tem medo de cair na garra de algum gerente de banco que sempre diz que tem uma ótima solução, mas quando se assinam os contratos as coisas são bem diferentes. Quando surge um problema, o gerente do banco tira seu corpo fora, ao contrário do que faz o agente de crédito que chega a ajudar o cliente na intermediação de seu problema junto ao banco ou até mesmo com algum outro credor.


E os correspondentes bancários, como ficarão? Se os bancos começarem a montar todas essas lojas, não precisarão mais de correspondentes e até mesmo corretores. Os correspondentes, são selecionados pelo banco, de acordo com seu potencial de vendas e captação de agentes de crédito. Mas vamos combinar que com essas novas atitudes dos bancos a concorrência fica extremamente desleal. 


Cada loja dos bancos, terão em média 5 funcionários. Isso nós já encontramos nas lojas de muitos corretores, sem falar que a média de funcionários dos correspondentes, é de 25 pessoas. 


Estamos falando apenas de empregos diretos, sem contarmos os milhares de corretores a nível Brasil. 


Acredito que está mais do que na hora, dos agentes de crédito se unirem ainda mais, agora é exatamente a hora para isso. Os Bancos se sentem fortes, acham que mandam no mercado, que controlam o produto como eles quiserem. Mas nós sabemos que não é assim, se hoje os bancos detém todas essas enormes estruturas, foi por diversos corretores que começaram a vender o produto para os aposentados do INSS, a 10 anos atrás ganhando apenas 2% de comissão. 


Os bancos precisam reconhecer o papel principal do Agente de Crédito neste ramo do Consignado. Somente assim, conquistaremos novamente um mercado que começou a ser invadido por grandes bancos de rede, que não tem o mínimo de respeito com os servidores públicos, a partir do momento que praticam o monopólio financeiro de crédito...Em outras palavras o BANCO DO BRASIL...


Abraços meus amigos, logo voltaremos!!! 


A LUTA CONTINUA, SEMPRE CONTINUARÁ!!!!