Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

segunda-feira, 21 de março de 2011

Crédito Consignado - Regras do BC dificultam ainda mais!

Bom dia caros leitores,

Fiquei um tempo sem postar nada, devido algumas viagens constantes e que me tiraram 100% do tempo.

Mas estamos de volta e nossa luta continua!

Todos tem percebido o tempo que tem demorado para as operações de INSS serem pagas, isso acontece sempre que o crédito fica mais caro e o dinheiro mais difícil. A culpa não é 100% dos Bancos desta vez, muito pelo contrário, desta vez a culpa é do Banco Central.

Com as novas regras do BC, os bancos são obrigados a terem mais dinheiro em caixa para poderem operar. E como o crédito consignado é uma das linhas de menor juros do mercado, os bancos mais afetados obviamente são os que focam este produto.

Obviamente percebemos que tudo muda quando o Banco Central decide meter o bedelho onde não é chamado. O Brasil tem uma das maiores taxas de juros do Mundo e mesmo assim o BC, ao invés de diminuir a Selic fez justamente o contrário. O novo presidente do BC Alexandre Antonio Tombini, defende a alta como forma de conter uma BOLHA DE CRÉDITO. Em certa forma ele até está certo, porém as classes mais afetadas são justamente as mais necessitadas.

Com mais dinheiro disponível no mercado, a população compra mais e as fábricas vendem mais e assim sucessivamente. Com isso, acaba se gerando a inflação, porém esta não é a melhor forma de controlar isso. E sim incentivar a produção com redução de impostos e favorecer as empresas que contratam mais pessoas. Com menos desemprego, obviamente terá menos empréstimos. Em contra partida, com uma diminuição natural do empréstimo os Bancos não precisam pagar tão caro no dinheiro lá fora e o juros aqui no Brasil começaria a cair. Mas o BC faz justamente, o contrário.

Nosso mercado foi afetado diretamente por estas mudanças, pois os Bancos que focam o Crédito Consignado estão ficando sem recursos financeiros para pagar os custos da operação, que não é barato.

As taxas do consignado, em muitos convênios são limitadas pelos próprios órgãos como por exemplo, Inss, Marinha entre outros... Porém os Bancos diminuem as comissões dos correspondentes, que já tem um grande custo para manter a operação, pois necessitam de funcionários capacitados para dar suporte a todos os corretores informais. Os correspondentes por sua vez, cortam custos com demissões e diminuem as comissões dos corretores.

Os corretores, (Pastinhas) como são conhecidos pelos Banqueiros, sempre é a parte mais afetada. Muitos destes já deixaram de trabalhar com consignado, por conta da instabilidade do mercado. Muitos tinham escritórios com mais 10 funcionários, hoje a realidade é outra. Muitos fecharam as portas e trabalham sozinhos, em casa para diminuírem seus custos.

Não adianta restringir o crédito, pois se as fábricas e lojas vendem menos o desemprego aumenta. É tapar o sol com a peneira.

Nesta segunda quinzena, alguns bancos parecem que já se capitalizaram novamente para sustentar as operações. Percebemos em alguns casos, que os Bancos até incentivam os correspondentes com premiações extras.

Mas o que todos nós queremos e devemos sempre cobrar, é uma resposta digna dos Bancos referente ao que de fato está acontecendo. Se é crise, vamos nos unir e passar aguardar a crise passar, como sempre fizemos. Temos que saber prazos, até quando essa crise financeira dos Bancos vai permanecer. Pois sem recursos já é difícil, sem informações verdadeiras pior ainda!!!

Um grande abraço a todos!!!

Daniel Rodrigues