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terça-feira, 30 de novembro de 2010

Correspondentes Bancários do MA temem prejuízo por causa do Monopólio

Os cerca de cem correspondentes bancários, existentes no Maranhão, estão temerosos com a possível assinatura de um contrato entre o governo do Estado e o Banco do Brasil, a fim de que a instituição financeira tenha exclusividade sobre a operação de empréstimos consignados para os servidores estaduais. Segundo os correspondentes, os prejuízos previstos com o que eles chamam de 'monopólio' seria o fechamento das empresas e a demissão de aproximadamente 30 mil pessoas.

Durante conversa com a redação do Jornal Pequeno, um correspondente bancário, que preferiu não se identificar, disse que os comentários sobre a assinatura do contrato começaram a ser feitos há cerca de duas semanas, mas que o assunto ganhou maior repercussão após nota publicada no Colunaço do Pêta de domingo, 21, fazendo com que houvesse maior mobilização da categoria. O correspondente contou que o Banco do Brasil tenta ganhar essa exclusividade desde quando assumiu a folha de pagamento do governo estadual, a exemplo do que aconteceu nos estados do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Piauí. "Não há legalidade nisso, monopólio é inconstitucional em todos os setores. Acreditamos que o Banco do Brasil deve ter pressionado o governo para que houvesse a assinatura", revelou.

Foi informado ao JP que, no Maranhão, existem 20 bancos operando com o empréstimo consignado, perfazendo um total de mais de cem correspondentes que empregam diretamente 10 mil pessoas, mas que aproximadamente 30 mil podem ficar desempregadas. Isso porque o governo do Estado é o principal convênio dessas empresas, uma vez que a folha de pagamento do Maranhão é uma das mais extensas do Brasil. "Se esse contrato for assinado, além de ser inconstitucional e de ir contra a livre concorrência também irá aniquilar o livre arbítrio dos servidores", ressaltou o correspondente.

Na tarde de segunda-feira, 22, um grupo de correspondentes se reuniu para tratar do assunto e foi definido que ontem uma comissão iria conversar com um representante do governo. A conversa aconteceu durante a tarde, mas a pessoa se limitou apenas a declarar que não haverá assinatura do contrato, o que contraria as informações obtidas pelas empresas de que o termo deveria ter sido firmado na sexta-feira e que teria sido adiado para a tarde de hoje.

Durante a reunião de segunda-feira, também ficou acertado que na manhã de hoje será realizada uma passeata envolvendo os correspondentes, funcionários das empresas e servidores estaduais, insatisfeitos com a medida do governo. A concentração será às 9h em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite, na Praça Deodoro, de onde os manifestantes sairão em caminhada até o Palácio dos Leões à espera de que sejam atendidos por algum representante do governo para tratar sobre o assunto.


Fonte Jornal Pequeno - Wellington Rabello
Fonte http://www.cabecadecuia.com 

Corretor de Seguros Denuncía Concessionárias

Recentemente uma corretora  que atua na área de seguros há 20 anos resolveu procurar a comunidade do CQCS para fazer uma denúncia alegando que logo após a compra do veículo, vendedores de algumas concessionárias mentem para o cliente e segurando a nota fiscal na hora da compra prejudicando assim o trabalho do corretor.

Eliane Souza que atua no ramo de Auto a 4 anos, através de um depoimento  revelou que enfrentou dificuldades  com Ford, Fiat, Toyota, Pegeout  ,Volkswagen  enfim quase todas as concessionárias instaladas em Londrina no Paraná.

Para ela as concessionárias agem dessa maneira  com o intuito dificultar o fechamento do seguro com o corretor do comprador do veículo e forçar a compra com a corretora da concessionária, pois os vendedores dos veículos são comissionados também com a venda do seguro.

Agindo de forma desrespeitosa com o comprador, a corretora informou que recentemente um cliente precisou intervir, “Ficamos esperando a nota por 4 dias, o veículo já estava faturado, porém a nota só nos foi enviada quando o cliente já estava a caminho para buscar o carro, isso depois que ele reclamou na diretoria da concessionária, ” disse Eliane.

Ainda em entrevista Eliane achou importante ressaltar que existem algumas raras exceções, pois alguns vendedores respeitam o trabalho de corretor, assim como o  direito do cliente.

Procurada pelo CQCS a Assessoria de Comunicação da Toyota comunicou que: "O seu  processo de vendas estabelece total transparência  entre o concessionário e o cliente, e o concessionário em questão tomou as providências sobre o referido assunto seguindo todos os passos previstos nesse processo, sem qualquer tipo de ônus para as partes interessadas."

Fonte CQCS - Renata Santana

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Luto

Boa tarde, caros leitores.

Hoje, talvez não conseguirei tempo para escrever no blog, devido um falecimento em família.

Obrigado pela compreensão

Daniel Rodrigues
Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel

sábado, 27 de novembro de 2010

Compra Coletiva - Nova maneira de comprar barato!

Boa noite, caros leitores.


Hoje resolvi falar sobre a nova mania de compras pela internet, COMPRA COLETIVA!!!


Essa modalidade de compra surgiu nos Estados Unidos, onde o fundador deste projeto já faturou nada mais, nada menos que 100 Milhões de Dólares.


Aqui no Brasil já existem sites de Compras Coletivas a mais de 2 anos, entretanto neste final de ano de 2010 foi que o negócio explodiu. Só para se ter uma idéia, no mês de Junho foram registrados 1,7 milhão de usuários, em julho este número saltou para 2,9 milhões, em agosto os usuários já eram mais de 4,3 milhões e em setembro foi 5,6 milhões. Um crescimento no período de mais de 231%.


O que chama atenção do público para estes sites, são as mais variadas ofertas por preços muito abaixo do normal, chegando em alguns sites a terem um desconto de 95% do produto que querem comprar.


Para quem não conhece os sites e como funciona a Compra Coletiva, vou explicar:


Estes sites reúnem um grande número de ofertas, isso obviamente negociado com todas as empresas. Os valores são muito abaixo do mercado, pois serão vendidos em enorme escala. 


Caso algum produto não atinja o número mínimo de clientes para ter direito ao desconto, a compra que o cliente fez será cancelada e o seu dinheiro devolvido.


Cada vez mais empresas, estão se cadastrando e oferecendo os seus produtos em sites de Compra Coletiva. Pois é um público certo, que já pagaram a conta antes mesmo de usar


Um exemplo prático: Eu comprei para a minha esposa, um dia inteiro dentro de SPA na Zona Sul de São Paulo, com direito a tudo que podem imaginar, através de um site de compra coletiva. Sabem quanto paguei por isso? Menos de R$ 50,00. 


Porém, nem tudo é um mar de rosas. Toda essa demanda gera alguns problemas, e o principal é que o cliente não consegue ver no site, no exato momento da compra, o dia que ele poderá utilizar o que ele comprou. Somente após ligar para a empresa parceira do site, que ele agendará o dia. No meu exemplo, eu comprei o SPA no final de outubro e minha esposa só vai conseguir utilizar no dia 11 de Dezembro.


É importante que as pessoas pesquisem os sites, antes de se cadastrarem e começarem a comprar. Pois alguns sites, prometem repassar o valor as empresas parceiras e acabam atrasando o repasse e prejudicando muitas vezes, o lado mais fraco, o consumidor.


No TWITTER, esta semana que passou, por exemplo, vi um humorista que eu sigo o @Lhassum , estava falando super mal de um destes sites. Segundo ele, o site fez uma parceria e não pagava a parte que devia ao humorista.


Os sites de Compra Coletiva, cobram até 50% do preço do produto, para anunciar em seus sites. Por exemplo, um produto que normalmente custá R$ 100,00, no site de Compra Coletiva estará saindo por R$ 70,00. O site ficará com 50% do valor da venda, ou seja, R$ 35,00.
Obviamente esse valor varia de site para site.


Os serviços oferecidos são muitos, desde cabeleireiro até hotel para animais. Cabe ao consumidor escolher e verificar o que exatamente está querendo naquele ou no futuro momento. 


O Importante é estarmos atentos a todas as ofertas, e obviamente fazer uma pesquisa se a empresa é de confiança. Se quiserem, posso indicar algumas que conheço, mas somente pelo e-mail: 


daniel@megaemprestimos.com.br


Vale a dica, boas compras!!!!


Daniel Rodrigues
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sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Como Funciona a Bolsa de Valores e Como aplicar na Bovespa

Boa tarde, caros leitores.

Recebi alguns e-mails e solicitações no Twitter, para explicar melhor como funciona e como fazer aplicações na bolsa de Valores. Fiz algumas pesquisas, com base nelas segue um resumo do que acho interessante saber!

O que são ações na Bolsa de Valores?
Uma ação é a menor parte do capital de uma empresa, é um pequeno pedaço dela. Uma pessoa que compra uma ação passa a ser uma pequena sócia da empresa.

Tipos de ação
Ordinária Nominativa (ON) - dá direito a voto em assembléia sobre definições da empresa.

Preferencial Nominativa (PN) - não dá direito a voto, mas preferência no recebimento de dividendos.

As empresas dividem seus lucros com os acionistas. Algumas fazem isso mensalmente, outras trimestralmente

Como investir em ações?
As ações são negociadas nas Bolsas de Valores. No Brasil, a compra e venda de ações acontece na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Essas negociações são feitas por meio das corretoras habilitas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A lista das corretoras credenciadas pode ser encontrada nos sites da CVM e da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), no item Corretoras.

Para começar a comprar e vender ações, é necessário fazer um cadastro na corretora (informando nome, profissão, endereço e entregando cópias de RG, CPF e comprovante de residência).

Assim, a corretora abre uma conta desse investidor na Bovespa. Cada instituição determina qual a quantia mínima para a abertura da conta.

As ações podem ser compradas de três maneiras:
1) Fundos de Investimento: um fundo funciona como um condomínio. Cada um dos seus investidores possui uma cota, que corresponde a uma porção do total de ações que o fundo tem.

Cada fundo tem seu próprio estatuto, que informa suas regras e o grau de risco de seus investimentos.

Todo fundo precisa ter um gestor certificado pela CVM, que coordena as compras e vendas de ações.

Assim, quando uma pessoa adere a um fundo, deve estar de acordo com sua política de investimento, especificada em seu estatuto.

2) Clubes de Investimento: os clubes têm um caráter menos formal que um fundo.

Um grupo de amigos ou familiares pode formar um clube, que pode ser aberto com no mínimo três pessoas e chegar até um limite de 150.

Diferentemente dos fundos, não precisam de um gestor certificado pela CVM, mas um representante que dê à corretora a ordem de compra ou venda de ações.

Nesse caso, há maior liberdade por parte das pessoas que compõem o clube sobre quanto e onde será investido.

3) Individualmente: nessa situação, a pessoa controla as ordens de compra e venda de suas ações.

Para escolher quais ações comprar, pode contar com os consultores da corretora, que irão tirar dúvidas e ajudar a identificar quais são os bons investimentos para aquele momento.

O investidor pode acompanhar sua conta, ter acesso aos custos de operação e comprar e vender ações pela Internet (com exceção dos fundos, onde quem compra e vende é o gestor).

O nome desse serviço é Home Broker e pode ser acessado pelo site de uma corretora que oferece este sistema. A lista dessas corretoras pode ser encontrada no site da Bovespa.

As ordens de compra e venda também podem ser dadas pelo investidor por telefone. Ou seja, o investidor liga para sua corretora e informa o que deseja fazer.

Sempre que se compram ou vendem ações, há um período de três dias úteis para que o dinheiro saia ou entre na conta que o investidor possui.

No caso dos fundos ou clubes, cada um tem um regulamento próprio que indica em quanto tempo o dinheiro poderá ser retirado após uma ordem ser efetuada.

Taxas


  • Taxa de operação - cobrada cada vez que é emitida uma ordem de compra ou venda

  • Taxa de custódia - cobrada mensalmente pela guarda das ações (a corretora pode escolher não cobra-lá nos meses em que o investidor comprou ou vendeu ações)

  • Taxa de corretagem - paga quando a ordem de compra e venda é feita por telefone. É calculada em relação ao valor da operação.

  • Taxa de emolumentos - paga à Bovespa e calculada em relação ao valor que envolve a compra ou venda de ações.

  • Taxa de administração - cobrada nos fundos e clubes, é calculada anualmente em relação ao valor aplicado no fundo e cobrada proporcionalmente ao período em que o investidor manteve operações. Se o investidor retirar o dinheiro em seis meses, pagará uma taxa proporcional ao período.

  • Taxa de performance - cobrada quando o fundo supera a rentabilidade esperada.


  • Com exceção da taxa de emolumentos, cobrada pela Bovespa, o valor das outras taxas varia de acordo com a corretora. Por isso, antes de escolher uma corretora, é importante pesquisar.

    Qual o valor mínimo para investir em ações?
    Não há valores mínimos para se investir em ações, eles variam de acordo com a corretora e o preço das ações que serão compradas. Para quem investe valores pequenos, como R$ 1.000, optar por um fundo ou clube pode ser uma maneira de aumentar o total investido.

    Porém, quando a quantidade de ações compradas por meio de um fundo for a mesma que a pessoa pode comprar investindo sozinha, torna-se vantajoso comprar diretamente. A vantagem de investir individualmente é que neste caso não se paga a taxa de administração.

    Riscos
    A compra de ações é considerada um investimento de alto risco. Por causa das variações nos preços das ações, não há garantia de retorno do que foi investido.

    Essas altas e baixas podem acontecer, por exemplo, devido a alterações no setor de atuação da empresa. Esse é o chamado risco de mercado.

    O que também pode acontecer é o risco de liquidez. O problema aí é não conseguir vender uma ação que tenha sido comprada. Por isso, o ideal é não investir em ações valores que sejam necessários em curto prazo.

    Dúvidas e sites úteis
    Mais informações sobre investimentos podem ser tiradas no site da CVM e no portal do investidor.

    Dúvidas também podem ser tiradas pela central de atendimento da CVM, que funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados nacionais, das 8h às 20 h, pelo telefone 0800-7260802

    A Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid) também oferece, por meio do portal "Como investir?", informações sobre fundos de investimentos e ações.


    Fontes:
    Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid)
    Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
    Corretora Ágora
    Faculdade de Engenharia Industrial (FEI)
    Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
    XP Investimentos



    Espero poder ajudar com as informações. Mais dúvidas e sugestões, mandem pelo twitter:

    twitter.com/DANIELMARABO

    Daniel Rodrigues

    quinta-feira, 25 de novembro de 2010

    Opinião Sobre Conta Corrente Eletrônica

    Boa noite, caros leitores.

    Eu postei a noticia do blog anterior, por indicação de uma funcionária e leitora do meu blog.

    A princípio, eu fiquei muito furioso em saber que os bancos pretendem criar este tipo de conta, pois como todos sabem, funcionários são vistos apenas como gastos para os Banqueiros.

    Como eu estava em viagem, voltando de Botucatu para São Paulo, fiquei refletindo dentro do meu carro sobre esta decisão e novidade.

    Sinceramente, bem que muitos funcionários e gerentes merecem que os bancos busquem alternativas, para eliminarem alguns destes dos seus quadros de funcionários.
    Quem nunca foi destratado dentro de uma agência bancária? E aquelas filas intermináveis, e os caixas dos bancos conversando entre si, e deixando de atender o pessoal da fila apenas para ficar contando notas?

    E quando precisamos que o gerente libere algum limite, cheque, cartão ou alguma coisa que estamos precisando em um determinado momento, e lá vem o gerente com aquele papinho: Seu histórico com o Banco não é muito bom, mas se fizer um seguro comigo, consigo brigar por você!!!

    Caros leitores, não estou generalizando, mas quem existem estas situações, elas existem sim. Sem falar nas greves intermináveis, todos os anos, pedindo aumentos absurdos, benefícios que nenhuma outra categoria tem entre outras... Como se fossem os melhores profissionais do mundo!

    Porém, temos o outro lado da moeda. Bem ou mal, o atendimento humano nos ajuda e muito. Mesmo que tenhamos que aguentar a cara de "Bosta" do funcionário.
    Quem aqui nunca passou um nervoso, ao ligar no Bank Fone de algum Banco e não conseguir resolver problema nenhum? E aquelas musicas de tempo intermináveis, que de tanto esperar a linha cai?

    Será mesmo que a conta eletrônica, vai ser boa? Será que o atendimento vai melhorar nas agências, por conta do medo de perder o emprego?

    A verdade meus caros, é que tanto um jeito quanto o outro, precisamos saber que o descaso de alguns bancos com seus clientes irão continuar. Cabe a nós, meros clientes, escolher a melhor instituição para trabalhar.

    Este blog tem exatamente esta função, discutirmos as melhores soluções para os mais variados assuntos de interesse de todos.

    Comente aqui o que acham, e qual a melhor opção.

    Vamos discutir....

    Daniel Rodrigues

    BANCOS PODERÃO CRIAR CONTA ELETRÔNICA - SEM TARIFAS !!!

    Mais gente desempregada na rua, mais dinheiro no bolso deles!!! É brincadeiraaaaaa


    E cadê o Tão bruto Sindicato dos Bancários? 


    Pasmem com a notícia abaixo, caros leitores:





    O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira a criação da "conta eletrônica", espécie de conta corrente a ser movimentada exclusivamente por canais eletrônicos que não terá cobrança de tarifas. Esse novo produto deverá ser acessado pelo cliente através de caixas eletrônicos, internet, central telefônica e celular.


    Segundo o BC, no caso de utilização dos meios não eletrônicos (guichê de caixa, correspondente no País ou atendimento telefônico com auxílio de telefonista), os bancos poderão cobrar tarifas pelos serviços. No entanto, caso dos meios eletrônicos não estiverem disponíveis, o acesso aos demais canais de atendimento não poderá ser cobrado pelo banco.


    A "conta eletrônica" é uma opção dos clientes e instituições financeiras e não será oferecida obrigatoriamente por todos os bancos. "Para adaptação das instituições às novas regras", as contas poderão ser abertas a partir de 1º de março de 2011.

    Volta para sp

    Amigos leitores,

    Estou saindo este momento de Botucatu, com destino a São Paulo.

    Mais tarde, escrevo mais no blog.

    Obrigado a todos.

    Daniel Rodrigues
    Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel

    CORRETORES, O MERCADO DEU UMA PARADA E AGORA?

    Olá bom dia, caros amigos.


    Primeiramente preciso agradecer ao sucesso do BLOG com todas as pessoas, das mais diversas áreas. Tenho recebido muitos e-mails, twitts, e comentários nas postagem, agradecendo o blog e parabenizando pela iniciativa. Quero deixar claro, que tudo isso é um prazer. Gosto de estar aqui compartilhando com vocês o meu conhecimento e dando dicas sobre este louco mercado financeiro que vivemos.


    Bom vamos lá, chegamos ao final do ano. E como todos sabem, isso não significa apenas a mais uma tentativa de paz mundial, ou apenas a festa com os familiares. Mas na verdade, o fim do ano significa gastos e muito gastos. São presentes para sobrinhos, filho, marido, mulher, pai, mãe, periquito, papagaio etc...


    E como dar conta de tudo isso, sendo que o mercado no final do ano é aquecido somente para quem trabalha em lojas de roupas e brinquedos?


    Pois bem, estive pensando em uma saída e cheguei a algumas conclusões. Espero que gostem, vamos lá:


    Em Janeiro o mercado financeiro voltará a aquecer, pois com todos sabem, IPVA,IPTU, Taxa disso, daquilo, escola e etc... Todas as pessoas que podem pegar empréstimos, em janeiro vão estar loucas para isso. Pois quem da conta de pagar tudo isso, somente com o salário do mês?


    Porém este cenário acontecerá somente daqui 1 mês e alguns dias. Quem guardou dinheiro para passar por este período, está tranquilo, pois já sabia que em Dezembro o mercado financeiro dá uma parada mesmo. Mas e quem não guardou e foi pego de surpresa? E agora? Como se segurar até o mercado voltar?


    A minha dica é que procurem por clientes que estejam na mesma situação. Geralmente, o cliente que já possui algum empréstimo, vai precisar de mais dinheiro este final de ano. Pois está sentindo falta de uma parte do seu salário no fim do mês. Existem muitos clientes que deixam para pegar empréstimo há 2 ou 3 dias do natal, porque não encontraram um corretor ou ficaram com dúvida de fazer em um determinado banco.


    Além disso, quem tiver pelo menos uns R$ 1.000,00 guardados e que pode aplicar sem medo, que não precisará por pelo menos 2 meses, eu aconselho a investir na bolsa de valores. 
    Eu vivo fazendo estes investimentos e vou falar pra vocês, já perdi dinheiro sim, mas ganhei muito mais. 


    Procurem uma corretora de valores séria, no google aparecem várias. Diz que quer comprar e vender no mesmo dia as ações. Ou Seja, você compra ações de uma empresa no dia, o consultor vai te orientar qual a melhor empresa, no final da tarde quando as ações dessa empresa subir, você vende. Pronto, seus mil reais podem virar trezentos a mais. Não vale a pena?????


    Muita gente diz assim, a mas a bolsa de valores vive caindo. Caros amigos, existem muitas ações que mesmo a bolsa caindo, elas continuam em alta. Por isso que precisam de uma boa consultoria.


    Caso não queiram investir na bolsa, minha dica é não saia de casa por nada. Esses dias eu sai de casa com R$ 50,00. Fui até a padaria e voltei... Voltei para buscar mais dinheiro, porque de tão cara que estavam as coisas faltou grana. É meus amigos, até para sair de casa nós gastamos!!!


    Um Grande abraços a todos, muito obrigado por estarem lendo meu blog!!!!


    Juntos seremos cada vez mais forte!!!!


    Daniel Rodrigues

    quarta-feira, 24 de novembro de 2010

    Corretor de Empréstimos - Desafios x Benefícios

    Boa noite, caros amigos.


    Estava analisando e-mails de alguns leitores, quando me solicitaram para fazer uma avaliação sobre corretores de empréstimos. Obviamente, por conta de muitas reportagens na mídia denegrindo a imagem dos Corretores. Muitas vezes alertando os clientes que não procurem este profissional, como se fosse culpados por todas as fraudes que acontecem.


    Bom, então vamos lá, vou escrever aqui agora tudo que sei e que penso sobre estes profissionais:


    Algum leitor deste blog trabalha de Graça? Pois bem, os corretores de crédito também não, naturalmente. Assim como os Bancos também não emprestam dinheiro sem cobrar juros, ou a televisão (que tanto critica esta profissão) cobra e muito por anuncio de 10 segundos.


    Os Corretores de Empréstimos, trabalham na sua grande maioria somente por Comissão, se conseguirem vender empréstimos para os bancos, ganham uma determinada comissão, se não conseguirem, não ganham nada!
    A comissão paga a os corretores, é variada de acordo com o prazo e tipo de tabela utilizada na solicitação de empréstimo. Geralmente a comissão é paga, somente após o pagamento do contrato ao cliente, e a entrega da documentação dentro do Banco.


    Os corretores por sua vez, arcam com todo o custo até a captação de seus clientes. Isso inclui transporte, alimentação, xerox de documentos, entre outros gastos diversos que um profissional que trabalha na rua tem.


    Na maioria das vezes os empréstimos são aprovados pelos bancos, e os corretores recebem suas comissões.  Estes valores, variam de instituição para instituição.
    Além disso, os corretores não emitem Nota Fiscal, portanto não pagam impostos. Somente o IR uma vez por ano, isso quando sua renda obriga a fazer tal declaração.


    Muitos corretores não se preocupam em recolher INSS, o que particularmente eu acho um erro gravíssimo, pois la na frente eles vão sentir falta disso.


    Um detalhe que me incomoda muito, é que esta categoria é muito ramificada e desunida. É muito difícil você ver corretores de empréstimos juntos, a não ser entregando suas propostas.
    Na minha opinião, esta categoria deveria ter uma Associação ou um Sindicato voltado somente aos corretores de empréstimos. Um órgão que lutasse por eles, não por benefícios trabalhistas, mas por equiparação de comissões entre os Bancos, menores taxas para oferecer para seus clientes, que os defendessem dos ataques da mídia, e até mesmo lutasse contra órgãos públicos que proíbem a prática de empréstimo consignado.


    Caso existisse um órgão desses, que lutasse mais por estes profissionais, o Monopólio do Banco do Brasil na Prefeitura de São Paulo, por exemplo poderia ter sido evitado.


    Entretanto caros leitores, nem só de bons profissionais vive toda profissão não é mesmo?
    Como em todas as outras profissões, existem alguns estelionatários que se cadastram em alguns correspondentes bancários se passando por corretores. Com isso, conseguem atender alguns clientes e solicitarem valores de empréstimos que o cliente não autorizou, somente para ganhar as comissões.


    Com isso volto no que disse anteriormente, se existisse um sindicato, uma das leis deveria ser - Só poderá ser corretor de empréstimos quem estiver devidamente cadastrados e sem antecedentes.


    Mas voltando ao presente, nem todas as fraudes são proveniente dos corretores. Existem clientes que se dizem prejudicados, sendo que realmente solicitou o empréstimo, mas sabe da fragilidade da categoria e se dizem lesados de alguma forma.


    Confesso que fico muito incomodado, quando vejo algumas reportagens na televisão, orientando os clientes a não procurarem os corretores. Mas meus amigos, prestem atenção...Se o cliente for diretamente em um determinado banco, com medo de ser lesado por um corretor, qual a outra opção que ele vai ter de taxa de juros?
    E os bancos por acaso, não tem maus profissionais? Somente a categoria de corretor tem profissionais que lesam o cliente? E as filas? O mal atendimento? O descaso das agências?


    O Atendimento com corretor, permite ao cliente um leque de opções. na escolha do seu empréstimo. O Corretor por trabalhar com vários bancos, consegue oferecer ao cliente diversos bancos, prazos e taxas.
    Completamente diferente o atendimento, se o cliente fosse até uma agência bancária.


    O fato meus amigos, é que o interesse da mídia nos bancos rende milhões em comerciais na televisão. E qual a vantagem da mídia em divulgar um trabalho autônomo?


    Pensem nisso...


    Agora um recado aos corretores: Sejam mais unidos, realmente as vezes  UNIÃO FAZ A FORÇA !!!


    Abraços a todos!


    Daniel Rodrigues

    Dólar volta a cair, após três dias em alta!

    Boa noite, caros amigos.

    O dólar voltou a cair nesta quarta-feira 24/11. A moeda Americana já começou o dia valendo mais do que ontem, e fechou o dia valendo R$ 1.723 na venda.

    Vale lembrar que foram 3 dias de altas consecutivas. Mas precisamos saber que para o Brasil não é interessante que o Dólar fique abaixo dos R$ 1,60 e nem acima dos R$ 1,80. Para isso, temos que estar de olho.

    Agora com o final do ano, é natural que a moeda americana volte a subir. Isso já é como uma tradição natalina. Vale a dica para os Brasileiros, quando forem as compras, prefiram comprar produtos Brasileiros. Devido a subida do dólar, estes produtos estarão mais baratos!

    Fique de Olho!

    Daniel Rodrigues

    Protesto Indevido Gera Multa de 150 Mil a Itau-Unibanco -

    Olha a resposta que eu precisava da Justiça, para nossa leitora que está com o Mesmo problema contra o Itaú. Parece que é cultura deste banco!!!


    Banco deve R$ 150 mil por descumprir ordem para retirar inscrição em cadastro por protesto indevido de R$ 1.600 

    Não há exageros na fixação de multa diária a instituição financeira que se exime da obrigação de cancelar protesto indevido e retirar nome de cliente de cadastros restritivos de crédito. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aplicou este entendimento em recurso da União de Bancos Brasileiros S/A (Unibanco), condenado a pagar indenização por danos morais a um cliente no valor de R$ 7 mil, por protesto indevido. Por ter descumprido a obrigação judicial, o banco ainda terá de pagar aproximadamente R$ 150 mil. 

    A relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, ressaltou que não foram demonstrados impedimentos “excepcionais” a justificar a resistência do banco em cumprir a ordem judicial. “Este recurso especial é rico em argumentos para demonstrar o exagero da multa, mas é pobre em justificativas quanto aos motivos da resistência do banco em cumprir ordem judicial”, assinalou a ministra. 

    Ela esclareceu que a redução do valor da multa produziria um efeito perigoso. Indicaria às partes e aos jurisdicionados em geral que as multas fixadas para cumprimento de obrigações não são sérias. Levaria a crer, segundo a ministra, que, caso o valor da multa se torne alto no futuro, o inadimplente poderá contar com a complacência do Poder Judiciário. Por fim, ressaltou que o tamanho da multa demonstra a resistência do banco em descumprir ordens judiciais. 

    A ação 

    Inicialmente, o cliente ajuizou ação de indenização por danos morais contra a instituição financeira, em razão de um protesto indevido de título no valor de R$ 1.630,00. Na ocasião, o Unibanco também incluiu o nome do suposto inadimplente nos cadastros restritivos de crédito. 

    No decorrer do processo, o juiz condenou o banco ao pagamento de vinte salários-mínimos por danos morais. Na mesma sentença, o julgador disponibilizou ao cliente um ofício pelo qual ele mesmo poderia solicitar as baixas dos apontamentos discutidos na ação. O cliente, por sua vez, alegando pobreza e argumentando os altos custos para tal providência, solicitou que fosse determinado ao banco que solucionasse o problema. 

    O juiz determinou que o banco providenciasse a retirada das restrições impostas ao cliente. Para o cumprimento da determinação, foi fixada, inicialmente, uma multa de um salário- mínimo por dia de descumprimento. Essa multa foi majorada posteriormente para o valor de R$ 350,00. 

    Sobreveio, no entanto, a primeira ação de execução contra o Unibanco pelo descumprimento da ordem judicial, sendo imposta, desta vez, multa de R$ 27.016,00 à instituição financeira. Somente após o juiz majorar a multa para R$ 1.000 por dia de ordem descumprida foi que o banco retirou, dias depois, os dados do cliente dos cadastros restritivos. 

    Uma segunda ação de execução contra o banco foi ajuizada no intuito de receber a multa devida pelo período no qual a primeira execução não abrangeu, entre julho de 2004 a agosto de 2005. O valor dodébito já chegava à quantia de R$ 121.873,55, na data do ajuizamento. O banco opôs embargos à execução, que foram acatados pelo juiz. A sentença se fundamentou no fato de que o cliente parecia se interessar mais no recebimento da multa do que no cancelamento do protesto, já que poderia ter retirado o ofício pelo qual resolveria a pendência. 

    Inconformado, o cliente apelou ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para manter a multa aplicada pelo não cumprimento da decisão judicial. O tribunal mineiro, por sua vez, atendeu ao pedido, pois a retirada da multa prestigiaria quem não cumpre suas obrigações e não acata ordens do Poder Judiciário. 

    O recurso especial interposto pelo Unibanco ao STJ buscava avaliar se havia exageros na multa imposta pelo descumprimento de ordem judicial, que somada ao valor do dano moral chega a 150.000,00. 



    Autor: STJ
    Fonte Rondônia Jurídico
    Fonte http://www.rondoniajuridico.com.br

    Banco Itaú - Juros Abusivos em cima de clientes

    Boa tarde, caros amigos.


    Hoje uma de minhas amigas (leitoras deste blog), me mandou um e-mail solicitando ajuda contra a cobrança abusiva de juros do Banco Itaú.


    A história e a seguinte: Ela tem uma dívida com o Itaú, por conta de ter usado o limite que tinha disponível. Prática conhecida de todos nós Brasileiros. Como na maioria dos casos de quem perde o nome, esta leitora também perdeu o seu emprego e consequentemente não conseguiu pagar sua dívida junto ao Itaú.


    Hoje a leitora é dona de uma empresa, ganha mais de 10 mil reais por mês e foi tentar um acordo com o Banco para quitar a vista. Pasmem caros leitores, o Banco cobrou mais de 400% de juros em cima da dívida atrasada.


    Um limite que ela tinha usado de R$ 1.000,00, para limpar o nome teve que pagar nada mais, nada menos que a pequena Bagatela de R$ 5.000,00. UM VERDADEIRO ABUSO!!!!!


    Ela por sua vez, resolveu parcelar a dívida, para que consiga tempo de entrar na justiça contra o Banco, e tentar reaver os juros cobrados. Uma vez que este juros está acima de qualquer regra.


    Fui mais ao fundo desta história, descobri que essa dívida já tinha sido parcelada uma vez. A leitora sempre pagou em dia, com uma pontualidade inglesa. Porém, quando estava para vender a ante-penúltima parcela, o banco não mandou o boleto. A leitora foi até a agência, ligou diversas vezes para o atendimento do banco, fizestes várias tentativas e o banco sempre informando que iria encaminhar o boleto. No final das contas, não mandou o boleto e ainda cancelou o contrato de parcelamento, alegando quebra de contrato. Com isso, eles dizem que ela perdeu tudo que pagou, pois quem quebrou o acordo foi ela! Isso só pode ser brincadeira!!!


    Entrei em contato nesta data com o Banco, por telefone se recusaram a conversar sobre o assunto. Encaminhei um e-mail, tenho que aguardar. 


    Caros leitores, este é o VALOR que o Banco Itaú dá para todos! Uma verdadeira falta de respeito com seus clientes. Este clientes que pagam altas taxas para manter a conta, taxas disso, taxa daquilo... E quando o cliente realmente precisa do Banco, o Banco se volta contra o cliente? 


    Vamos tomar nota disso, deixo aqui meu protesto com este tipo de atitude! Banco Itaú....Ta de brincadeira????


    Daniel Rodrigues

    Crédito Consignado - Apenas 35% já solicitaram

    Bom dia, caros amigos.

    Como muitos sabem, o crédito consignado é uma modalidade de empréstimos que atrai seus clientes pela baixa taxa de juros, devido o desconto ser diretamente na folha de pagamento ou no benefício do INSS.

    Entretanto, apenas 35% das pessoas que tem direito a esta modalidade, já solicitaram o crédito em alguma instituição financeira.

    Existem ainda muitos aposentados e pensionistas do INSS, que ainda não utilizaram o crédito consignado. Talvez por desconfiança, medo ou até mesmo por desconhecerem este produto.

    Eu indico esta modalidade, pois além de ter taxas atrativas, possui prazos flexíveis.

    Porém eu recomendo somente instituições que focam esta modalidade de empréstimo. Pois outros bancos vão querer induzir o cliente a fazer o empréstimo CDC, pois o juros é bem mais alto e obviamente lucrativo.

    Vale a dica

    Daniel Rodrigues

    MAIS UM MONOPÓLIO DO BANCO DO BRASIL, AGORA EM MS

    A Associação dos Corretores de Crédito organiza para amanhã um movimento contra o fim do consignado para empréstimos a servidores públicos de Mato Grosso do Sul com desconto em folha. Trabalhadores de financeiras e empresas de crédito reúnem-se a partir das 8 horas na praça Ari Coelho, Centro de Campo Grande. 

    De acordo com a presidente da associação, Cleide Salentin, são esperadas pelo menos 500 pessoas que devem seguir em ônibus e carros até a Assembléia Legislativa. 

    No local, será liberado um momento na sessão para que os trabalhadores exponham o problema. "Se não tiver resultado, nós vamos fazer passeata até a Governadoria", afirma Cleide. 

    Reivindicações – Com o fim da possibilidade do desconto em folha, para empréstimos feitos por servidores públicos nos bancos e instituições financeiras filiadas a Associação Brasileira de Bancos, haverá o fechamento das empresas financeiras, segundo Cleide. 

    "Mais ou menos no Estado 260 lojas. Em Campo Grande são 150. Tem pessoas ligadas nesse serviço. São 3 mil que ficarão desempregadas", afirma a presidente da associação. 

    "O governo não pode virar as costas para o povo. O Banco do Brasil não faz empréstimo para quem tem nome sujo. O servidor público será diretamente afetado".

    Mudança - A decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), de foi publicada no último dia 8 de novembro pelo ministro-presidente do STJ, Ari Pargendler.

    O Banco BMG, por sua vez, entrou com mandado de segurança após a decisão e, de acordo com a assessoria de imprensa da instituição, conseguiu liminar que permitiu continuar fazendo empréstimos para servidores estaduais. 

    As demais empresas que realizam empréstimo pessoal consignado em folha de pagamento, anteriores ao decreto que deu exclusividade ao Banco do Brasil para este tipo de operação, têm prazo de 90 dias após notificação da SAD (Secretaria de Administração) para deixar de operar em folha de pagamento.

    Durante esses 90 dias as empresas poderão operar com prazo máximo de 48 parcelas. Aos empréstimos já realizados fica assegurado o desconto em folha até o final dos contratos.

    Após os 90 dias, prazo estabelecido nos convênios firmados entre o governo do Estado e as instituições, o Banco do Brasil volta a ter exclusividade sobre a modalidade de empréstimo pessoal consignado. Desde o prazo da notificação, o Banco do Brasil é a única instituição que poderá operar com 72 parcelas para amortização da dívida.

    Os convênios firmados por outras instituições com o governo do estado a partir do mês de abril serão suspensos. O governo do estado possui convênios firmados com 60 instituições.


    Fonte cgdenews

    Banco Panamericano é que cobra taxas mais altas

    Taxa no banco de Silvo Santos passa de 4%, contra menos de 3% em outros

    A taxa média cobrada pelo Banco Panamericano - do empresário e dono da rede de TV SBT, Silvio Santos - no crédito pessoal é de 4,15% ao mês, a mais alta entre as instituições de porte semelhante nesse tipo de operação. A informação consta de reportagem na edição deste sábado (20) do jornal O Estado de S. Paulo, que cita dados do Banco Central.

    No banco Votorantim, por exemplo, a taxa mensal cobrada é de 2,19%; no Cruzeiro do Sul, 1,59%; no BMG, 2,20%; e no Daycoval, 1,97%.

    A burocracia do banco para fazer o empréstimo é pequena se comparada às das outras instituições, mas isso é compensado com os juros mais altos. O professor José Pereira da Silva, do Centro de Contabilidade, Finanças e Controle da FGV (Fundação Getúlio Vargas), explica que o Panamericano assume um risco maior por trabalhar com um crédito massificado direcionado para quem tem uma renda mais baixa.

    Banco é o 12º em queixas no Procon

    Clientes convivem com desorganização
    A história da aposentada Maria Carmem Martins, 56, já acumula prestações atrasadas de outros empréstimos, mas conseguiu ontem um empréstimo na agência do Panamericano na avenida Paulista. Questionada sobre a taxa de juros que será cobrada, Maria Carmem disse que “a atendente esqueceu de falar essa parte”.
    Pereira, da FGV, reforça que "as taxas de juros elevadas cobrem o risco do crédito". Ele diz que cada vez mais a concorrência nesse mercado tem ficado acirrada o que, de alguma forma, pode beneficiar o consumidor, desde que ele pesquise as melhores taxas.
    Manuel Enriquez Garcia, professor de economia da Universidade de São Paulo (USP), confirma que os bancos comerciais, como o Panamericano, têm uma política diferente das instituições maiores.

    - Os grandes bancos adotam regras mais seguras para o empréstimo.

    Regulamentação

    No Brasil, o Banco Central funciona como o regulador da liberação do crédito. Os principais bancos exigem dos clientes comprovação de renda e endereço e fidelidade ao banco, mas o BC libera as instituições para aplicarem as normas de crédito da forma mais conveniente.

    Na avaliação do professor Garcia, da USP, ocorre um "afrouxamento nas regras de empréstimo".

    - Às vezes uma pessoa tem o nome sujo na praça e o banco não checa o antecedente dela.

    Fonte - R7


    Daniel Rodrigues

    Agradecimento aos Leitores do Blog

    Caros amigos, bom dia.

    Este é o Segundo dia que estou com meu Blog ativo.

    Fiquei surpreso, quando recebi a estatística de visitas.

    Só tenho a agradecer a todos, pela confiança. Podem contar sempre comigo, nas principais notícias sobre crédito, religião, viagens. Estarei sempre aqui, brigando pelo interesse de todos. Estamos juntos, sempre!!!

    Se quiserem indicar algum assunto, para que eu possa pesquisar. Podem me mandar pelo twitter: http://twitter.com/DANIELMARABO

    Abaixo segue a imagem, da estatística do site. Tem gente até de outros países. Isso ai, estaremos juntos sempre, independente de que lugar estaremos!!!

    Está com Nome Sujo e quer regularizar?

    Bom dia, caros amigos.

    Todos nós sabemos a importância do "Nome Limpo" na praça, porém quem nunca passou por uma dificuldade financeira, e teve que escolher entre pagar uma conta e deixar outra?

    Porém muitas vezes, as contas que deixamos de pagar se tornam uma imensa dívida. Cheia de juros abusivos e taxas incompatíveis com a dívida inicial. Tenha calma, o importante é o interesse em pagar e o dinheiro, é claro

    Existem duas maneiras de negociar as suas dívidas, com condições que cabem no seu bolso.
    A primeira é com dinheiro em mãos, se está com dinheiro em mãos, não pense duas vezes. Pague à vista quantas dívidas o seu dinheiro conseguir quitar. É melhor, pode ter certeza. Mesmo que fiquem algumas dívidas pendentes, você vai economizar muito em pagar o que der, à vista.

    As outras dívidas, caso ainda existam, você deverá entrar em contato com as instituições e solicitar o parcelamento da sua dívida. Uma dica: Chore bastante, pois eles sempre dão bons descontos....

    Caso você ainda não tenha o dinheiro para quitar alguma dívida, mas precisa do seu nome limpo. Entre em contato com todas as instituições, renegocie todas as suas dívidas. Após pagar a primeira parcela, a empresa tem que tirar o seu nome do cadastro de inadimplência.

    Mas é importante que você se atente a taxa de juros que está sendo cobrada. Muitas instituições, vão querer usar da sua fragilidade e necessidade do nome limpo, para praticar taxas abusivas. Caso você perceba esta prática, não perca tempo, denuncie imediatamente a instituição para o Procon e Banco Central. Mas primeiramente, verifique se está falando com funcionários do Banco ou terceirizados. Pois os terceirizados, cobram taxas pela cobrança.

    Vamos ficar de olho!!!

    Daniel Rodrigues