Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Monopólio Financeiro, no Brasil eles existem!!!

Monopólio no Brasil? Será? Como assim?

Caro leitor, com certeza uma dessas perguntas passou pela sua cabeça. E a resposta é: SIM, EXISTE MONOPÓLIO NO BRASIL!!!!

Pelo menos no caso do Crédito Consignado, temos visto muitos casos onde o próprio GOVERNO, se vende a instituições financeiras, em troca destas instituições explorarem sozinhas todas as formas de crédito para os funcionários públicos daquele órgão.

Na cidade de São Paulo, aconteceu uma caso desses. Todos os Bancos podiam oferecerem o crédito consignado para os funcionários da Prefeitura Municipal. Isto causava a concorrência entre os bancos, proporcionando uma menor taxa de juros para os funcionários, uma vez que os bancos brigariam entre si para ter seus clientes.

O Exmo. Prefeito da Cidade de São Paulo, José Serra, vendeu a folha da prefeitura para o Banco do Brasil. De forma que este banco poderia explorar a folha de pagamento, como julgasse necessário. Inclusive teria exclusividade na venda de crédito consignado.

Qual foi o resultado desta brilhante idéia? Uma taxa de juros maior, servidores afogados em dívidas, sem direito de escolha do melhor banco para si.

O Banco do Brasil, somente libera o crédito consignado para servidores da Prefeitura Municipal, caso o servidor não deva nada no Banco, e principalmente tenha o nome limpo na Praça.

Conversando com alguns funcionários, descobrimos que a maioria dos servidores não aprovaram esta decisão da Prefeitura e que o Banco do Brasil não facilita o Crédito Consignado, pois a taxa de juros dos outros produtos é bem maior.

Quando a concorrência era aberta a todos, os servidores que ganhavam com isso. Pois poderiam escolher a melhor taxa, o melhor banco e melhor atendimento. Sem dizer que o crédito consignado, gera muitos empregos, diretos e indiretos. São muitas pessoas que dependem deste produto.

O Fato é que este monopólio está cada vez mais constante no nosso país, a favor claro do Banco do Brasil.
Alguns exemplos onde o Banco do Brasil tem exclusividade sobre os produtos são, Funcionários do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Prefeitura de Botucatu, Prefeitura de Pindamonhagaba, Prefeitura de Santo André, entre muitos outros órgãos públicos!

Afinal de contas, o governo é quem decide quanto e quem agente vai pagar? Vivemos uma democracia ou uma Ditadura "Financeira", favorecendo sempre uma única instituição, o BANCO DO BRASIL!

Senhores políticos, o Banco do Brasil não é única instituição de credibilidade no Brasil, isso se é que podemos dizer que tem credibilidade ainda, pois para muita gente, quem pratica o Monopólio joga sujo, e jogo sujo não é coisa de instituições sérias!

Vamos ficar de olho !!!

Daniel Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário